REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Batalhão de Cavalaria 2899-"Ás de Espadas"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1default Batalhão de Cavalaria 2899-"Ás de Espadas" em Qua Out 28, 2009 10:47 pm

N.Esteves

avatar
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR


Comandante: TCor Augusto Lage
2º Comandante: Major António Marquilhas
Designação: "Ás de Espadas"

Companhias integrantes do BCav 2899:
-Companhia de Comando e Serviços
-Companhia de Cavalaria 2633
-Companhia de Cavalaria 2634
-Companhia de Cavalaria 2635

Com a incorporação dos futuros oficiais milicianos em Mafra para o COM em Outubro de 1968, estava a nascer sem se saber ainda, aquele que viria a ser o Batalhão de Cavalaria 2899 e das suas Companhias Operacionais 2633, 2634, 2635 e a CCS Companhia de Comando e Serviços.Em Abril de 1969 com a distribuição dos oficiais saídos de Mafra e das restantes especialidades, foram colocados em Estremoz os primeiros elementos daquele que viria a ser um dos mais emblemáticos Batalhões saído do então RC3, actual Regimento de Cavalaria de Estremoz.O Verão sempre quente do Alentejo daquele ano de 1969, secou muito suor de todos aqueles que foram destinados a constituir o Batalhão Ás de Espadas, então já na máxima força sob o comando do Coronel Augusto da Fonseca Lage.
Com muitos quilometros de crosses, muitas horas de instrução e as peles queimadas pelo Sol alentejano, intervalados com algumas esporádicas “fugas” autorizadas a Badajoz quando possível, chegavam ao fim de Setembro de 1969 prontos a embarcar para Angola.
As eleições Presidenciais de 69 viriam a reter o Batalhão como força de reserva em Estremoz e Portalegre até ao dia 3 de Dezembro de 1969 data da saída de Lisboa a bordo do velho “Niassa”.

Datas:
3/12/69 – Saída de Estremoz/Lisboa (Cais de Alcântara) a bordo do "Niassa"
15/12/69 – Chegada a Luanda
19/12/69 – Saída das primeiras Companhias do Grafanil a caminho do Leste.
24/12/69 – Após 7 dias de viagem por estrada, comboio (Caminho de Ferro de Benguela) e picadas de areia, com passagem por Nova Lisboa, Munhango, Luso, Lucusse, Fusos (Fuzileiros - Rio Lungué-Bungo) e Cassamba, deu-se na véspera do Natal, a chegada aos locais onde permaneceríam 18 meses consecutivos em Cangamba, Alto Cuito, Cangombe e Muié no Leste de Angola.
01/7/1971 – Iniciou-se a rotação do Batalhão para a região do Zenza / Catete, desta vez toda ela em coluna auto, desde o Muié/Cangamba/Alto Cuito com passagem por Munhango, Silva Porto, Alto Hama, Planalto da Cela, Dondo (Barragem de Cambambe) até aos aquartelamentos de Calomboloca, Barraca / Maria Teresa, Catete, Cacuaco.

Aqui seriam até ao final as bases de uma actividade mista de intervenções operacionais no Norte (Quicabo, Qiage / Quitexe / Sanza Pombo / Malange / Forte República) e essencialmente uma actividade psico social local muito importante para as populações locais, com apoio aos controlos da venda do algodão e ainda patrulhamentos de segurança às prospecções petrolíferas já então em curso na região.
Após quase 26 meses , com 3 Natais passados em Angola (69/70/71), chegaram ao dia 17/1/1972 data da partida de Luanda de regresso a casa, a bordo do “Vera Cruz” naquela que seria a sua última viagem com tropas para Lisboa.

27/1/1972 às 8 horas atracaram ao Cais da Rocha do Conde de Óbidos em Lisboa partindo de imediato para o fim do serviço militar nessa mesma manhã em Estremoz.

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000751761196

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum