REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Brigadeiro Henrique Callado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1default Brigadeiro Henrique Callado em Dom Nov 08, 2009 4:35 am

N.Esteves

avatar
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR


Comandante do Regimento de Lanceiros nº2 entre 1967 a 1968,o picadeiro e a pista de obstáculos (para cavalos) do Regimento têm o nome do Brigadeiro em sua homenagem,como grande Comandante e grande Cavaleiro.Realiza-se anualmente o Combinado do Regimento (prova equestre) também em honra do Brigadeiro Henrique Callado.

Desportista português, o Brigadeiro Henrique Callado nasceu a 12 de Junho de 1920, em Alcochete, numa altura em que o seu pai, o oficial de cavalaria António de Passos Coelho, era director da coudelaria Santos Jorge. Esta tradição equestre, que vinha também de sua mãe, que costumava entrar em provas hípicas, marcou-o desde cedo e ditou a sua opção desportiva.Iniciou a sua participação em provas desportivas como júnior aos 13 anos, concorrendo três anos depois como sénior. A primeira internacionalização ocorreu no Concurso de Madrid em 1943 e no ano seguinte ganhou o respectivo Grande Prémio. Em 1958, sagrava-se campeão nacional de hipismo.Integrado na equipa nacional, Henrique Callado disputou 22 Taças de Ouro da Península Ibérica, com vitórias em 16 edições, e 13 Taças das Nações, sendo por dez vezes o melhor cavaleiro em prova: três em Lisboa, três em Madrid, duas em Nice, uma em Roma e outra em Aachen. Participou também, na modalidade de concurso de saltos, nos Jogos Olímpicos de Londres, Helsínquia, Estocolmo (7o lugar), Roma (10o lugar) e Tóquio. Em concursos internacionais de obstáculos obteve um total de 134 vitórias em competições realizadas em Madrid, Barcelona, Burgos, Bilbau, Corunha, Nice, Dublin, Aachen, Roma, Lisboa, Cascais e Penina. Do seu palmarés salientam-se também os triunfos em 62 Grandes Prémios, em três Taças do Generalismo, nas Potências de Madrid (duas vezes) e de Nice, nos Prémios Campidogllo, em Roma, no prémio do Principado do Mónaco, no Grande Prémio de França e, por três vezes, no Prémio Bucephale, do Concurso de Nice, e ainda em dois Prémios do Concurso de Dublin.Entre os galardões que foram atribuídos a Henrique Callado contam-se as medalhas de mérito desportivo, quer de Portugal quer de Espanha, a medalha de bronze da Ordem Olímpica do Comité internacional, a medalha Nobre Guedes do Comité Olímpico Português e o emblema de ouro da Federação Equestre Internacional.
Morreu a 12 de Novembro de 2001.

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000751761196

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum