REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
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Companhia de Cavalaria 3378-"Os Kimbas"

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1default Companhia de Cavalaria 3378-"Os Kimbas" em Sab Jan 09, 2010 5:57 pm

N.Esteves

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Origem
A Companhia de Cavalaria 3378 (CCav 3378)teve como Unidade Mobilizadora o Regimento de Cavalaria n.º 3, aquartelado em Estremoz

Escola de Quadros (E.Q)
* 04 de Dezembro de 1970 teve início a E. Q. sem a presença do Comandante de Companhia,1ºs Sargentos e os 1ºs Cabos Milicianos de Alimentação, Transmissões, Enfermeiro e Mecânico Auto, a qual veio a ter seu termo a 20 de Dezembro de 1970.

Iinstrução da Especialidade ( I. E. )
* 06 de Janeiro de 1971 formou-se o 4º Esquadrão de Instrução .
Apresentação do Comandante de Companhia e das praças destinadas a Atiradores de Cavalaria, no total de 89.
* 07 de Janeiro de 1971 iniciou-se a I.E da Escola de Recrutas.Esta instrução,de acorfo com as futuras realidades a enfrentar, foi orientada de uma forma dura e prática e,além disso,tentando integrar os quadros e pessoal no espírito de comando e subordiná-los aos futuros chefes directos.
* 15 Fevereiro de 1971 -7ª semana I.E. da 4ª E.R./70, de exercício de campo que decorreu satisfatòriamente e em que o pessoal se aplicou a fundo.
* 19 de Fevereiro de 1971 -Fim da I.E.

Mobilização e Composição da CCav 3378

* 01 de Março de 1971-Formação da Companhia de Cavalaria 3378 em Portalegre - B.C. 1, para onde se deslocou. Nesta fase a Companhia apenas pôde contar com 70 atiradores dos 89 iniciais, tendo recebido 14 atiradores de Artilharia e todos os Especialistas da mais variada origem.O pessoal da Companhia era predominantemente do Alto Alentejo, havendo também da Estremadura e Douro Litoral.

Composição da CCav 3378

Oficiais Milicianos-5
Sargentos do quadro-3
Furrieis Milicianos-14
Praças com a Especialidade de Ap. Metrelhadora-8
Praças com a Especialidade de Transmissões de Infantaria-4
Praças com a Especialidade de Atoiradores de Artilharia-14
Praças com a Especialidade de Atiradores de Cavalaria-75
Praças com a Especialidade de Rádio-Telegrafistas-3
Praças com a Especialidade de Operador-Cripto-1
Praças com a Especialidade de Enfermeiro-3
Praças com a Especialidade de Auxiliar de Cozinha-2
Praças com a Especialidade de Cozinheiro-2
Praças com a Especialidade de Mecânico de Armas Ligeiras-1
Praças com a Especialidade de Mecânico Auto-Rodas-3
Praças com a Especialidade de Reabastecimento de Material-1
Praças com a Especialidade de Condotor Auto-Rodas-15
Praças com a Especialidade de Clarim-3
Praças com a Especialidade de Básico-2

Total de Homens:159

* 15 de Março de 1971- Iniciou o pessoal o gozo dos 10 ( dez) dias das normas que terminou em 24 de Março de 1971.
* 01 de Abril de 1971- Cerimónia da despedida do B.C.1 com entrega da Flâmula à Companhia de Cavavalaria 3378 de grande significado e elevado sentido patriótico.
* 03 de Abril de 1971 - Pelas 00H00, embarcou a CCAV 3378 em autocarros com destino a Lisboa.Transportado o pessoal para o Cais de Alcantara, procedeu-se á cerimónia final de despedida,tomando parte muitos familiares e amigos dos militares, seguindo-se o embarque no navio T/T " Angra do Heroísmo".
Cerca das 12H00 o navio T/T Angra do Heroísmo levantou ferro com destino à Guiné tendo atracado à ponte do cais de Bissau em 09 de Abril de 1971 às 09H48. Ultimadas as necessárias diligências a CCav 3378 seguiu para o Cumeré onde se apresentou.
* 12 de Abril de 1971 - Teve início a 2ª fase da IAO, que durou 15 dias.
* 26 de Abril de 1971 -Início da primeira semana de campo com instalação da Companhia em Rochum. Através do contacto com a mata, o clima e a instalação na zona de estacionamento,conseguiu-se criar habituação e dureza,sendo a fase em que houve mais eficácia.
* 30 de Abril de 1971 - Interrupção da IAO para a CCav 3378 entrar em actividade operacional em reforço a outra CCav.
* 08 de Maio de 1971 -Fim da IAO e início do período a aguardar transporte para a Zona de Acção atribuida à CCav 3378.
* 13 de Maio de 1971 -Chegada ao Olossato e início do período de treino Operacional,que decorreu de 14 de Maio de 1971 a 29 de Maio de 1971 com a CCav 2721.
* 03 de Agosto de 1971-1º grande ataque ao aquartelamento.Ataque e flagelação com efectivo numeroso,estimado em vários grupos com 03 bases de fogo: Foguetão, Morteiro 82, Canhão sem recúo.Ataque com RPG-2, RPG-7. Bazzooka e armas ligeiras.Teve a duração de 1 hora.
* 01 de Dezembro de 1971 a 31 de Dezembro de 1971 -O moral e estado de espírito das tropas era satisfatório,tendo havido um período de decréscimo de actividade pela fadiga a que o pessoal esteve sujeito durante o trabalho de protecção à desmatação. Posteriormente, na fase final do período,houve recuperação tendo sido dos períodos de maior actividade. Este aspecto está associado à saúde física do pessoal que sofreu um surto de paludismo e de constipações e bronquites.
* 26de Maio de 1972 -Teve lugar o deslocamento da Companhia para Brá onde ficou como Companhia de Intervenção do COMBIS, destacando 1 Grupo de Combate para Safim e 1 Secção para João Landim.
* 01 de Junho de 1972 a 30 de Junho de 1972-Durante o período verificou-se a rendição da CCav 2765 pela CCav 3378 no Sub-Sector de Brá.As forças da Companhia encontravam-se divididas por três aquartelamentos, por 2 Grupos de Combate e Comando aquartelados em Brá ( Combis ),2 Grupos de Combate em Safim e 1 Secção em João Landim.A actividade estava orientada para o contacto com a População e fiscalização de identidades da mesma.Fez patrulhamentos de reconhecimento para detecção de locais de cambança ilegais ou de infiltração inimiga,e contribuiu para a defesa próxima da Base A érea 12 através de emboscadas nocturnas.
* 01 de Março de 1973 a 17 de Março de 1973 -A partir do dia 08 de Março de 1973 iniciou-se a sobreposição da Companhia de Artilharia 3521 que vem substituir a CCav 3378 que terminou a sua comissão.Devido a essa sobreposição a actividade das tropas portuguesas aumentou.A partir aproximadamente do dia 20 de Março de 1973 acaba a sobreposição e a CCav 3378 fica no COMBIS a aguardar embarque.
* 26 de Março de 1973-Embarque em Bissau de regresso á metrópole no navio T/T "UÍGE"
* 31 de Março de 1973 - Desembarque em Lisboa

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