REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:



Participe do fórum, é rápido e fácil

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Direção da Arma de Cavalaria

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Direção da Arma de Cavalaria Empty Direção da Arma de Cavalaria Dom maio 31, 2009 7:58 pm

N.Esteves

N.Esteves
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Direção da Arma de Cavalaria Dirarm10

DIREÇÃO DA ARMA DE CAVALARIA (Desactivada)
Armas
- Escudo de ouro, uma banda de vermelho;
- Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;
- Correia de vermelho perfilada de ouro;
- Paquife e virol de ouro e de vermelho;
- Timbre: uma aspa de vermelho carregada de uma moleta de ouro;
- Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "MERECEMOS O NOME DE SOLDADOS";
- Grito de Guerra: num listel de prata, ondulado, sobreposto ao timbre, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "À CARGA!";

Simbologia e Alusão das Peças

- O Escudo simboliza o peito do cavaleiro realçado pela boldria.
- A Banda, donde pende a espada que só desembainha em defesa dos ideais do seu código de honra - lealdade, generosidade, desprezo pela morte, pronto a, num momento de grandeza, tudo arriscar pelo intrinseco cumprimento do dever ou porque simplesmente lhe praz a beleza ou a temeridade de um gesto. Em adusto campo de batalha ou em engalanado terreiro de liça, o mesmo anseio: enristando a lança, honrar o juramento, em frémitos de júbilo prestado, de combater pela justiça e pela fé na defesa dos fracos e das mulheres.
- Grito de Guerra: sabre em punho, "À CARGA!" o cavaleiro arranca e "numa galopada desenfreada, atravês de uma saraivada de balas, vai completar com a carga a denota do inimigo". Foi ao grito de guerra da Arma que a Cavalaria tantas vezes investiu, indómita e acutilante, para se cobrir de lendária glória em: - Fuentes e Cantos "Rarissimas vezes acontece haver na guerra uma conduta mais brilhante"; - Arminon "Arrancou por meio da mais brilhante carga a vitória que o inimigo se ufanava ter alcançado"; - Macontene "Cessar fogo! Cavalaria para a frente!"; - Mufilo "Todo o quadrado os recebe com palmas e hurras"; - Mingua "A Cavalaria é recebida entusiásticamente com a Portuguesa...enquanto os landins entoam, com igual espontaneidade, o seu cântico de guerra".
- Timbre: são, entre outras, estas "páginas brilhantes" que justificam Mousinho, Patrono da Arma, a quem o timbre alude, ter podido com verdade dizer: "Por isso nós também MERECEMOS O NOME DE SOLDADOS; é esse o nosso maior orgulho".
- Caçador ou dragão, lanceiro ou blindado, hoje como antanho, o cavaleiro aguarda impaciente o momento de saltar para a sela e, sabre em punho, mostrar ser digno das tradiçães da Arma, e ao continuar a sua saga imortal, fazer jus a enfileirar na pleiade dos Centauros de epopeia.

Os Esmaltes Significam

- O OURO: a imortalidade da Fé e a constância e fidelidade aos ideais da Arma;
- O VERMELHO: a bravura e a glória em campos de batalha, tantas vezes à custa de sangue generosamente derramado.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000751761196

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos