REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Brasão de Armas do RL2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1default Brasão de Armas do RL2 em Sab Jun 20, 2009 12:41 pm

N.Esteves

avatar
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR


ARMAS:
Escudo de oiro, duas lanças, com bandeiras de duas pontas, tudo de vermelho, passadas em aspa, brocante sobre o cruzamento, uma caveira de negro com as cavidades orbitais e nasal e dentes de prata, tendo sobreposto duas tibias passada em aspa, também de negro;
Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a trés quartos para a dextra; Correia de vermelho, perfilada de oiro; Paquife e virol de oiro e vermelho; Timbre: pescoço e cabeça de cavalo, de negro, animado e com narinas de vermelho; Divisa num listel de branco, ondulado sotoposto ao escudo, em letras negras, maiusculas, de estilo elzevir "MORTE OU GLÓRIA"

SIMBOLOGIA E ALUSÃO DAS PEÇAS:
As lanças em cruz, sotopostas ás caveiras e as tibias consubstanciam o paradigma da clara vitória da vida sobre a morte. O oiro do campo atribui a aura de glória ao herói, a sua própria transfiguração infinita e eterna. Constitui com o timbre uma sigla que expressa a perenidade da força do espirito sobre a matéria - o Homem na sua harmoniosa união mistica com o impetuoso cavalo; o cavalo alude directamente a Lisboa cujo étimo advém, segundo "Plinio o Vermelho de Ulissipo" - local de reunião de cavalos. Tal simbologia confere ao Regimento de Lanceiros N.º 2 um perfil que os seus Cavaleiros, os seus Lanceiros, traçaram, merecendo assim a legenda "MORTE OU GLÓRIA" , que é a sua divisa actual.

OS ESMALTES SIGNIFICAM:
Oiro: fé,nobreza e a força.
Vermelho: valor, vitória,audácia, a grandeza de alma.
Negro: firmeza,virtude.
Prata: o sentido da esperança.

CONDECORAÇÕES:

Por herança:
atribuida ao Regimento de Cavalaria 6 em Espanha, 1853/1837 - Oficio da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra de 28JUN1837, OE n.º 38 de 06JUL1837.

Por direito próprio:
Medalha de Ouro de Serviços Distintos com Palma atribuida à Companhia de Policia Militar (CPM) 8247 em Angola, OE n.º 21, 2ª Série de 01NOV1978.
Ordem Militar de Avis em 06 Fev2009.

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000751761196

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum