REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:



Participe do fórum, é rápido e fácil

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Resenha Histórica do RL2

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Resenha Histórica do RL2 Empty Resenha Histórica do RL2 Sáb Jun 20, 2009 12:58 pm

N.Esteves

N.Esteves
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

07-021833 - O Regimento de Lanceiros da Rainha constitui-se como Unidade.
18-07-1834 - Regimento de Cavalaria 2, Ajuda - Lisboa. Reorganização após o final da Guerra Civil.
04-07-1837 - Regimento de Cavalaria 2, Santarém (eventual). Reorganização do Exército criando oito Regimentos de Cavalaria, quatro de Lanceiros e quatro de Caçadores a cavalo.
26-11-1844 - Regimento de Cavalaria 2 - Lanceiros da Rainha, Ajuda - Lisboa.
30-09-1884 - Regimento de Cavalaria 2, Ajuda - Lisboa. O Regimento é dissolvido devido a actos de insubordinação em 22 de Setembro.
01-10-1884 - Regimento de Cavalaria 2, Ajuda - Lisboa.É de novo criado um Regimento de Cavalaria que vai receber o N.º 2, as mesmas armas e as mesmas instalações.
31-10-1888-D.Luis I ordenou que o Regimento passasse a designar-se por Regimento de Cavalaria 2 do Principe D.Carlos,em homenagem ao principe herdeiro.
05-03-1890 - Regimento de Cavalaria 2,Lanceiros D`El-Rei, Ajuda - Lisboa. A subida ao trono de D. Carlos levou à alteração da sua designação.
O despertar colonial nos finais do século XIX e as ameaças às nossas colónias,obrigaram ao envio de forças do Regimento em expedições.
1896-Expedição à India.
1901-Expedição a Moçambique.
04/05-10-1910-Implantação da República-Apesar de ser então considerado o Regimento mais aristocrático do Pais, e de durante a Revolução se ter batido ao lado das forças monárquicas, a Unidade não foi extinta, tendo apenas voltado à designação de Regimento de Cavalaria 2, com a reforma do Exército de 1911.
O eclodir da I Guerra Mundial e a posterior entrada de Portugal no conflito, mobilizou um grupo de Esquadrões do Regimento que viriam a integrar o corpo expedicionário enviado À Flandres. O Ministro da Guerra louvou a força "pela forma correcta e reveladora do notÁvel zelo com que se apresentaram". A imposição das circunstâncias do teatro de operações, obrigou à renúncia do tradicional emprego com sub unidades montadas, o que não impediu que na Guerra de Trincheiras, os homens deste Regimento brilhassem uma vez mais.
17 de JANEIRO de 1917 - Regimento de Cavalaria 2, Ajuda - Lisboa. Embarque para França das forças incorporadas no CEP (dois Esquadrões). Durante a década de quarenta, com a dotação de novos equipamentos motorizados, o Regimento evolui no sentido de se constituir como Unidade Blindada de Reconhecimento, equipando-se inicialmente com a Auto-Metralhadora Humber , e já na década de cinquenta, com carros de combate ligeiros M5 Stuart .
1943 - Regimento de Cavalaria 2, Ajuda - Lisboa. O Regimento é dotado com a Auto-Metralhadora Humber e com Carros de Combate Valentine . 1945 - Regimento de Cavalaria 2, Ajuda - Lisboa. Em 1948 o Regimento readquire o direito de ter na sua denominação oficial a menção da sua arma tradicional, passando a intitular-se Regimento de Lanceiros 2. É retomada a designação de Lanceiros, Despacho de 14AGO1948 e OE n.º 5 de 03AGO1948 - 1ª Série. Com a criação da Policia Militar (PM) em 1953, sendo a sua missão atribuida ao Regimento, cumulativamente com as tradicionais da arma, iniciou-se por essa altura, com a constituição de uma Companhia de Policia Militar (CPM), um serviço que se estende até aos nossos dias, e que gradualmente foi vinculando o Regimento à especifica missão da PM. 08 de Janeiro de 1961 - Regimento de Lanceiros 2, Ajuda - Lisboa. Embarca para Angola a CPM 233, primeira sub-unidade mobilizada pelo Regimento. Neste âmbito, durante as campanhas do Ultramar de 1961 a 1975, sessenta e sete CPM e cinquenta e quatro Pelotões de PM, num total de cerca de oito mil homens foram mobilizados para as diferentes Provincias Ultramarinas, muito contribuindo para os êxitos alcançados pelo Exército Português, prestando inegáveis e prestigiosos serviços que honraram as tradições do Regimento. Disso são testemunho os seus mortos e feridos em campanha, as referências elogiosas, os vários louvores e a condecoração da CPM 8247 "Os Indios" com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos com Palma. Na sequência da revolução do 25 de Abril de 1974, o regimento vive uma fase de instabilidade, a que, tal como em outras ocasiões anteriores, não será alheia a sua localização geográfica, próximo dos centros de poder. A sua designação, inclusivamente, volta a ser alterada em 1 de Abril de 1975 para Regimento de PM. 01 de Abril de 1975 - Regimento de PM, Ajuda - Lisboa. O Regimento torna-se também fiel depositário do património histórico do extinto Regimento de Cavalaria 7.O regresso á estabilidade, a partir de 25 de Novembro de 1975, permite que a 9 de Fevereiro de 1976 a especialidade de PM se passe a designar por Policia do Exército (PE), com a consequente alteração do nome do Regimento, para Regimento de Lanceiros de Lisboa, tomando o nome da cidade onde está aquartelado há século e meio. Finalmente, na reorganização do Exército de 1993, a sua designação regressa à forma numérica tradicional, voltando a ser o Regimento de Lanceiros N.º 2 (RL2).
14 de Julho de 1993 - Regimento de Lanceiros N.º 2, Ajuda - Lisboa. O Regimento passa a dispor organicamente de um GPE a 3 EPE, sendo dois para o GML, o terceiro para o 1º CE e de um GI, também a 3 EI para além do Comando e ECS.



Última edição por N.Esteves em Sáb Jan 22, 2011 2:08 pm, editado 1 vez(es)

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000751761196

2Resenha Histórica do RL2 Empty Re: Resenha Histórica do RL2 Ter Nov 23, 2010 5:21 pm

jambarem


PARTICIPATIVO
PARTICIPATIVO

14 de Julho de 1993 - Regimento de Lanceiros N.º 2, Ajuda - Lisboa. O Regimento passa a dispor organicamente de um GPE a 3 EPE, sendo dois para o GML, o terceiro para o 1º CE e de um GI, também a 3 EI para além do Comando e ECS.

em 77 já exixstia isso tudo: GPE a 3 Esq e Gi a 3Esq e 1 Esq de CS

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos