REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Divisa do Regimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1default Divisa do Regimento em Sab Jun 20, 2009 1:45 pm

N.Esteves

avatar
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR


Para compreender em toda a dimensão o significado da divisa "MORTE OU GLÓRIA" , teremos que a enquadrar no seu conteúdo histórico, remontando à Guerra Civil do século passado em que se bateram absolutistas - miguelistas ou realistas - e liberais - constitucionalistas.
A ocupação do trono por D. Miguel, o regresso ao sistema do governo absolutista e a impiedosa perseguição aos elementos liberais que desejavam uma monarquia constitucional, vai lançar o Pais numa guerra civil. Em 1831, D. Pedro, Imperador do Brasil, pai da jovem Rainha espoliada nos seus direitos à coroa, encorajado pelos exilados de Londres e Paris vai impulsionar a libertação do Pais do jugo absolutista. É nos meados do Verão de 1832 que se iniciam as hostilidades, ficando, em breve decidida a organização de um Regimento de Cavalaria em Inglaterra para apoiar a causa da jovem Rainha. É assim que no Inverno de 1832, o Coronel Anthony Bacon é contactado pelos recrutadores de D. Pedro, oferecendo-lhe o posto de Coronel do Exército Liberal e o encargo de formar um Regimento de Lanceiros com o efectivo de 400 homens. Bacon aceitou de bom grado esta ideia, iniciando de imediato o recrutamento, aceitando homens das mais variadas partes da Europa. Com a criação do Regimento de Lanceiros da Rainha - Ordem do Dia n.º 46, de 1833, dada no Quartel General Imperial da sitiada cidade do Porto, o Coronel Bacon assumiu o comando do Regimento que estruturou à imagem e semelhança do seu antigo Regimento, o 17th Lancers, dando-lhe a mesma divisa "MORTE OU GLÓRIA" . Tema por demais apropriado pois tinha um duplo significado para aqueles que sob ele lutaram, associando a morte dos Lanceiros ao nome da jovem Rainha, Dona Maria da Glória.

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000751761196

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum