REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tenente-General Luís Manuel dos Santos Newton Parreira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Joaquim Silva

avatar
MODERADOR
MODERADOR
O Tenente-General, Luís Manuel dos Santos Newton Parreira, nasceu em 20 de Abril de 1952, no concelho do Lisboa. Tem 59 anos de idade e 40 anos de serviço. Foi promovido ao actual posto em 10 de Fevereiro de 2010.

Está habilitado com o Curso de Cavalaria da Academia Militar, Curso de Promoção a Capitão, Curso Geral de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção. Possui ainda mais quatro cursos realizados em países estrangeiros, dos quais se destaca o Curso de Estado-Maior do Exército Espanhol.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades, estabelecimentos e orgãos do Exército e da Guarda Nacional Republicana e no Ministério da Defesa Nacional.

Como Oficial subalterno (1975 a 1979) foi Comandante de Pelotão e Comandante de Esquadrão na Escola Prática de Cavalaria. Após a promoção a Capitão exerceu as funções de Instrutor do Corpo de Alunos na Academia Militar, de Comandante de Esquadrão de Instrução no Centro de Instrução de Polícia do Exército e de Comandante de Esquadrão Operacional no Regimento de Lanceiros.

Promovido a Major em 1986 desempenhou as funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército, de Ajudante de Campo do Ministro da Defesa Nacional e posteriormente de Adjunto.

Como Tenente-Coronel, posto a que foi promovido em 1994, desempenhou funções no Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército como Chefe do Gabinete de Documentação, Informação e Relações Públicas e mais tarde como Chefe do Serviço de Informação e Relações Públicas. Em 1996 foi nomeado 2º Comandante da Escola Prática de Cavalaria tendo, desde 1998, tomado parte no grupo de trabalho sobre o Grupo de Aviação Ligeira do Exército.

Promovido em 1999 ao posto de Coronel comandou o Regimento de Cavalaria nº3, em Estremoz, e mais tarde o Grupo de Aviação Ligeira do Exército.

Com a sua promoção a Major-General em 2005 foi colocado na Guarda Nacional Republicana onde, até 31 de Dezembro de 2008, comandou a Brigada Territorial nº2 (cuja área de responsabilidade abrangia os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Santarém). Após a reestruturação da GNR, que ocorreu em 1 de Janeiro de 2009, passou a comandar a Unidade de Intervenção, cargo que desempenhou até Março de 2010 quando foi nomeado Inspector da Guarda.

Tomou posse como Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana em 11 de Janeiro de 2011.

Da sua folha de serviços constam doze louvores, um conferido pelo Ministro da Defesa Nacional, um pelo Ministro da Administração Interna, quatro pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, quatro por Oficiais Generais e dois por outras entidades.

Tem como condecorações mais importantes quatro Medalhas de Serviços Distintos, uma de grau ouro e três de grau prata, duas Medalhas de Mérito Militar, uma de 1ª classe e outra de 3ª classe, duas medalhas D. Afonso Henriques, uma de 1ª classe e outra de 2ª classe, duas Medalhas de Comportamento exemplar, uma Ouro e outra de Prata e a Medalha de Mérito Militar do Exército de Espanha.

O Tenente-General Newton Parreira é casado e tem dois filhos.

Joaquim Silva

avatar
MODERADOR
MODERADOR
Foi meu capitão de esquadão em 1983.
Que saudades desse tempo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum