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Pelotão de Reconhecimento Daimler 2046 "Os 14 Furões"

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N.Esteves

N.Esteves
ADMINISTRADOR
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Pelotão de Reconhecimento Daimler 2046 "Os 14 Furões" Pelrec10

O Pelotão Daimler nº 2046 teve como Unidade Mobilizadora o Regimento de Cavalaria nº 6, no Porto e foi organizado em 13 de Março de 1968 destinado a reforçar a Guarnição Normal da Província da Guiné.Os exercícios de I.A.O. foram efectuados nas regiões limítrofes da cidade do Porto em conjunto com mais nove Pelotões da mesma Especialidade,todos com o mesmo destino.Após o gozo dos dez dias de licença regulamentares esta Subunidade embarcou no navio Niassa,no cais da Rocha em Lisboa no dia 1 de Maio de 1968.
A viagem decorreu normalmente e no dia 6 de Maio atingiu-se o porto de Bissau.
Na manhã do dia seguinte foi o Pelotão transferido para uma LDM na qual seguiu directamente pelo Rio Geba, para o Xime onde chegou ao anoitecer.Daí seguiu em coluna auto para Bambadinca,nessa mesma noite.

Constituição do Pelotão:

O Pel Rec Daimler 2046 teve inicialmente a seguinte composição:

-1 Alferes Miliciano com a especialidade Daimler,Panhard,Humber e Fox.
-1 2º Sargento com a especialidade Daimler,Panhard,Humber e Fox.
-5 1ºs Cabos com a especialidade de Apontador Daimler.
-1 1º Cabo com a especialidade de Mecânico.
-5 Soldados com a especialidade de Condutor Daimler.
-1 Soldado com a especialidade de Condutor Auto.

O Pel Rec Daimler 2046 iniciou a sua actividade na Província da Guiné adido ao Batalhão de Artilharia 1904,em Bambadinca,onde se manteve durante toda a sua comissão.Além de inúmeras acções de patrulhamento e escolta em todos os itinerários do Sector,realizou esta Subunidade as seguintes acções:

Junho de 1968

-Operação Gordote,com a duração de 6 horas e com a finalidade de efectuar cerco e rusga à tabanca de Mero.
-Operação Bate Dentro,com a duração de 3 dias,com a finalidade de efectuar ataque e destruição de objectivos na região de Poindon. --Operação Garboso,com a duração de 36 horas e com a finalidade de efectuar patrulhamento e contacto com as populações e pesquisa de notícias na região de Binafa- ponto de encontro com as forças do BCAV 1905.

Julho de 1968

-Operação Gôndola,com a duração de 2 dias e com a finalidade de contactar com as populações, no regulado de Sul Binafa-Padada.
-Operação Gargolo,com a duração de 1 dia e com a finalidade de contactar com as populações,controle de armamento e S. Saúde, nas tabancas da região de Cosse.

Setembro de 1968

Efectuou-se a rendição do Batalhão de Artilharia 1904 passando esta Subunidade a ficar adida ao Batalhão de Caçadores 2852.

Novembro de 1968

-Operação Hálito,com a duração de 2 dias e com a finalidade de detectar elementos inimigos e efectuar uma coluna de reabastecimentos à Companhia aquartelada no Xitole.Ainda neste mês efectuou vários patrulhamentos em itinerários do regulado do Cosse onde se tinha manifestado uma violenta acção inimiga contra a tabanca de Mussa Iero a qual fora incendiada.

Março de 1969

-Operação Cabeça Rapada,com a duração de 2 dias e com a finalidade de proteger a desmatação das bermas do itinerário Bambadinca-Mansambo, a realizar por 7000 nativos.


Abril de 1969

-Operação Cabeça Rapada II,com a finalidade de desmatar as bermas do itinerário Mansambo-Ponte dos Fulas e com a duração de 3 dias.
-Operação Cabeça Rapada III,com a duração de 3 dias e com a finalidade de desmatar as bermas do itinerário Mansambo-Galomaro.


Na madrugada de 28 de Maio,durante o ataque ao aquartelamento de Bambadinca, o PelRec Daimler 2046 contribuiu acentuadamente para a defesa,tendo duas Auto-Metralhadoras saído para a pista de Aviação no início do ataque,donde fizeram fogo para o local onde se instalava o inimigo, o qual retirou mais rapidamente as armas pesadas, notando-se então uma diminuição do potencial de fogo.

Regressou à Metrópole em Abril de 1970,terminando a sua comissão de serviço.

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