REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2
CARO VISITANTE,CARO MEMBRO,DESDE JÁ LHE DAMOS AS BOAS VINDAS A ESTE SITE DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS:O REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 E A TODOS OS LANCEIROS POLICIA MILITAR/POLICIA DO EXÉRCITO,CAVALEIROS ESPERANDO QUE O MESMO SEJA DO SEU AGRADO.

SEJA BEM VINDO:

REGIMENTO DE LANCEIROS Nº 2

FORÚM NÃO OFICIAL DE HOMENAGEM A UM DOS MAIS CARISMÁTICOS REGIMENTOS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E A TODOS OS LANCEIROS PM/PE E CAVALEIROS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Esq.PE.Norte (historia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1default Esq.PE.Norte (historia) em Sex Maio 21, 2010 9:37 pm

sajd cos

avatar
Convidado



- O Esquadrão PE inicialmente denominado Esquadrão Policia Militar tem a sua origem em 01 de Setembro de 1967, apresentando-se na 1.ª Região Militar (l RMN), comandado pelo Ten Cavª NÓVOA, sendo proveniente do RL2 em Lisboa.







Em 09FEV76, o Esq. PM passa a designar-se por Esquadrão Lanceiros Norte ganhando o estatuto de sub-unidade independente de Policia do Exército da RMN, conforme DL 181/77, mantendo-se aquartelado no QG/RMN.





Em 13 Setembro de 1985, segundo despacho do Gen CEME, é restituído à sua categoria de “Quartel de Cavalaria” o Quartel de Monte Pedral, instalando-se lá o ELN, e co-vizinhança com o CSP, no dia 01 de Novembro de 1985.








Em 31 de Dezembro de 1993 com a restruturação das FA, foi extinto o Esquadrão de Lanceiros Norte, perdendo assim o estatuto de sub-unidade independente, passando a chamar-se Esquadrão de Polícia do Exército da RMN





- O Esquadrão PE tinha como zona de acção a área que compreende os Concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Matosinhos, e Maia que constituem a Guarnição Militar do Porto

- Com a restruturação das FA e com a extinção da Região Militar do Centro, alargou-se a área de actividade do Esquadrão PE, compreendendo os seguintes distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra e ainda os Concelhos de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.





Quando foi extinta as Regioes Militares e como o Esquadrao era uma sub_Unidade do QG/RMN (apesar de funcionar na pratica como Sub-Unidade Independente). foi extinto o Esquadrao Policia do Exercito da Regiao Militar Norte , ficando um pelotao P.E. na Unidade de Apoio do Comando de Pessoal sediado no mesmo Aquartelamento.

Este pelotao nao executa missoes P.E. porque nao existe pelotao PE no quadro organico do Comando de pessoal, fazem apenas serviços nas portarias e cerimonias , estes militares sao justificados por um pelotao de segurança que existe no quadro organico.
Se nao fosse pelas cerimonias de certeza que nem pelotao havia....

Enfim perdoem me este desabafo mas ainda hj me custa relembrar a forma vergonhosa e triste como terminou uma Unidade sem igual....
e o que fizeram aos militares PE( e que ainda fazem hj)...desde obras a carregar armarios baristas etc etc etc ...... e o saque que fizeram ao nosso material ...enfim nem digo mais nada que ja tenho a lagrima no canto do olho....
se vos contasse mais nem iam acreditar!
Um abraço a todos os PE com expecial dedicatoria aqueles que eu comandei tanto la dentro como ca fora na rua onde soubemos impor respeito tanto aos militares como aos civis quando em serviço!

2default Re: Esq.PE.Norte (historia) em Ter Jun 22, 2010 10:36 am

Fon


REGULAR
REGULAR
Saudades....

3default Re: Esq.PE.Norte (historia) em Ter Abr 26, 2011 1:36 am

Herminio Guimarães

avatar
PARTICIPATIVO
PARTICIPATIVO
Um abraço em que ano comandaste

http://hvgs@iol.pt

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum